A instalação temporária L’Arc de Triomphe, Wrapped, de Christo e Jeanne-Claude, abriu ao público em 18 de setembro. Vinte e cinco mil metros quadrados de tecido reciclável azul-prateado, amarrados por 3 mil metros de corda vermelha, recobrem o marco parisiense, transformando o cenário urbano. O fotógrafo Jad Sylla registrou a instalação concluída.
“Será como uma coisa viva que ganha vida com o vento e reflete a luz. As dobras se moverão, as superfícies do monumento se tornarão sensuais. As pessoas vão querer tocar o Arco do Triunfo”, disse Christo ao conceber o projeto. O entroncamento viário em torno do monumento, a avenida Champs-Élysées e outras ruas próximas foram fechadas ao trânsito veicular aos sábados e domingos, permitindo que as pessoas experienciassem a instalação sem restrições. A intervenção atraiu grandes multidões no primeiro fim de semana após sua inauguração.
A intervenção foi originalmente concebida em 1962 e retomada em 2017 quando o Centre Pompidou propôs uma retrospectiva da carreira de Christo enquanto vivia em Paris. Quase 60 anos após a sua idealização, o projeto finalmente ganha vida, embora realizado postumamente. Tal como acontece com a maioria das intervenções urbanas da dupla, a instalação foi financiada pelos próprios artistas através da venda das suas obras de arte, estratégia usada por Christo e Jeanne-Claude para assegurar sua liberdade criativa.
A dupla Christo e Jeanne-Claude se tornou famosa por realiza intervenções em espaços públicos, algumas envolvendo marcos arquitetônicos como a Pont Neuf na capital francesa e o Reichstag em Berlim. Após o falecimento de Christo em 2020, L’Arc de Triomphe, Wrapped foi continuado por sua equipe, obedecendo o desejo do artista. O projeto poderá ser visitado até o dia 3 de outubro.